domingo, 4 de setembro de 2016

Usando o comando Xclip


O Xclip é muito útil para detalhes e organizar seus desenhos no layout, a função aqui é limitar a visualização em determinado recorte, ou uma forma fechada. Vou explicar melhor.



Imagine que você tem uma planta e quer uma ampliação de uma determinada área, para fazer um detalhamento ou mostrar somente um pedaço do desenho, o que já vi muito outras pessoas fazendo é: faz um copy em tudo, delimita o retângulo de corte e sai dando TRIM em tudo, começa a picotar tudo quanto é objeto e sofre pra cortar as Hatchs. Chega disso, pois com o Xclip esse trabalho é muito mais rápido (instantâneo) e muito mais profissional, pois o resto do desenho ainda fica intacto (mas escondido) e você pode editar quando quer.


O primeiro passo é selecionar todo o conjunto que quer fazer a janela/recorte, e transformar tudo em um BLOCO, essa é a parte mais importante, pois o Xclip só funciona em blocos, e isto não é uma coisa ruim, pois assim você pode fazer detalhes de partes diferentes, editar o bloco mãe e assim alterar todos os outros de uma vez só.

faça um bloco de tudo

Agora vamos ao comando, ele tem várias etapas e pode ser feito de várias formas, então preste atenção nas opções que o AutoCAD vai lhe mostrando.


Após dar o comando XCLIP, selecione o objeto, no caso, o bloco


Para fazer o Xclip, vamos selecionar NEW BOUNDARY


Após disso você tem as opções de como quer fazer essa área de seleção, que pode ser uma polygonal feita com a angulação que quiser, ou um retângulo (retangular) alinhado em XY.
Mas como eu já fiz um retângulo delimitando a área é só clicar em SELECT POLYLINE.



Pronto! você vai ver que todo o desenho ficou "dentro" do objeto que selecionamos. Você vai perceber que ele continua em forma de bloco, podendo ser alterado, e se for explodido o xclip irá desaparecer, mas também é possível desfazer o Xclip dando o comando novamente e selecionando a opção DELETE, e então o bloco por inteiro reaparece.


Lembrando novamente que só é possível selecionar o objeto que for polyline, ou seja, formas fechadas.


Ainda tem dúvida? gostou do comando ou já conhecia? Me conta aqui em baixo nos comentários!




3 comentários:

  1. MAS TOME CUIDADO, POR ALGUM MOTIVO O USO DO COMANDO XCLIP FAZ UMA PLOTAGEM FICAR PRETA SOBRE TODA A AREA QUE ELE FOI INTALADO, O QUE NÃO FAZ SENTIDO, AINDA NÃO ACHEI NADA REFERENTE A ISSO NA INTERNET

    ResponderExcluir